O que você gostaria de saber?

Estas são

as dúvidas mais

frequentes.

  • O que eu ganho me associando?

    Diversos são os benefícios proporcionados pelas associações comerciais para os seus associados:


    Acesso a serviços e produtos com preços mais acessíveis:

    A associação comercial disponibiliza diversos produtos e serviços com descontos para os seus associados. Serviços de assessoria contábil, assessoria jurídica, seguros, planos de saúde, serviços de publicidade e banco de currículos são exemplos de benefícios e vantagens oferecidas pelas associações comerciais por preços atrativos.


    Poder de negociação com o governo: 

    Sabe-se que o empreendedorismo fomenta a economia local. Além do pagamento direto de impostos, há também a geração de empregos. Desta forma, presume-se que é do interesse do governo em tornar mais fácil a vida dos empreendedores. O asfaltamento e incentivo tributário são exemplo de ações que o governo pode colocar em prática para contribuir com o desenvolvimento do comércio. Neste ponto, a associação comercial poderá impulsionar essas ações através do contato direto com os representantes governamentais.


    Fortalecimento da rede de contatos:

    A união e interação entre as empresas associadas irão fazer a diferença no dia-a-dia de cada empresário. A troca de experiência e a formação de parcerias tratam-se de benefícios proporcionados a todos os associados.


    Treinamentos, Cursos e Palestras:

    As associações comerciais promovem treinamentos, palestras e workshops sobre os mais diversos temas voltados para o empreendedorismo e gestão de negócios em geral. As empresas que fazem parte de uma associação comercial poderão participar de eventos que irão contribuir para o sucesso de seu negócio.


    Acima de tudo, ao fazer parte de uma associação comercial, o empreendedor tem a oportunidade de participar de programas que irão ajudá-lo a atrair clientes para o seu negócio. Enfim, ele poderá receber apoio e juntar-se a um grupo de empreendedores que, juntos, poderão fortalecer o comércio e indústria de sua região ou município.


    Muitos empresários se associam com o intuito de vender mais. Entretanto, cabe à entidade de classe possibilitar condições para que eles se unam e consigam melhorias no setor público, como também possam fortalecer vínculos, tornando-os mais fortes como um grupo. Não basta apenas filiar-se à associação comercial. É preciso participar ativamente dos eventos promovidos pela associação, ser ativo nos interesses do grupo, e estar sempre por dentro das novidades que a entidade entrega aos seus associados. A participação de cada um é crucial para a obtenção do sucesso individual e do grupo como um todo.

  • Quem pode se associar ?

    A Associação Comercial é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de seus associados, que agrega comerciantes, industriários, banqueiros, agropecuários, profissionais liberais como médicos, dentistas, advogados, engenheiros e todos os elementos pertencentes às classes produtoras com fins lucrativos, sem qualquer distinção de nacionalidade, cor ou credo político ou religioso.

  • A importância de uma associação e o benefício para o público final:

    Sob a perspetiva econômica, podemos observar que a união dos empresários permite-lhes obter melhores resultados, beneficiar de economias de escala, maior poder de negociação e redução de riscos. Entretanto, o sucesso da ação coletiva depende do seu tamanho, isto é, grupos específicos tendem a promover melhores resultados as partes envolvidas, porque possuem maior facilidade de controle e flexibilidade no ajuste das ações a serem desenvolvidas.


    Portanto, a associação de empresários proporciona-lhes não só, vantagens competitivas mas também, uma redução de custos de comunicação com o mercado e de despesas administrativas, oferece benefícios conjuntos na preparação dos empresários e trabalhadores e principalmente, favorece o poder de negociação.